Outro

SEE YOU IN PORTUGAL
05-11-2009

O ISEP participou na EHEF-Bangkok09 (European Higher Education Fair), que decorreu em simultâneo com a OCSC International Education Expo 2009, em Banguecoque. Esta presença no maior evento de promoção do ensino superior jamais realizado na Tailândia marcou o baptismo da nossa escola em feiras internacionais, reforçando a importância da comunicação e da internacionalização do ISEP. Balanço inicial: um sucesso!

Entre 31 de Outubro e 1 Novembro, o ISEP esteve a divulgar a qualidade da oferta formativa e mais-valias dos nossos grupos de investigação a milhares de pessoas que afluíram ao Royal Paragon Hall. Segundo dados da organização, estiveram presentes cerca de 40.000 visitantes “neste grande evento que reuniu 214 representantes das principais instituições académicas de aproximadamente 30 países”. O ISEP era uma das três instituições nacionais, que promoveram o ensino português, mas também o Porto e Portugal.

No arranque para um fim-de-semana de promoção internacional intensa, a delegação composta por Joana Sampaio, vice-presidente do ISEP, Alexandra Trincão, responsável pela Divisão de Cooperação e Imagem, António Vega Y de la Fuente, director da licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente, e Flávio Ramos, Gabinete de Comunicação, recebeu as visitas de António de Faria Maya, embaixador português em Banguecoque e Nuno Caldeira da Silva, conselheiro político da Comissão Europeia, que cumprimentaram a exposição que prestávamos a todo o país.

Os dois dias da feira constituíram uma plataforma por excelência para construir pontes com o público tailandês, mas também com as várias organizações de todo o globo lá presentes. A qualidade do nosso stand atraia as atenções e serviu para o convite da Netherlands Organization for International Cooperation in Higher Education (NUFFIC), no sentido de reforçarmos a presença neste tipo de eventos. Da Universidade de Génova veio um imediato interesse em lançar uma parceria Erasmus e outros projectos de cooperação. Além dos variados contactos com parceiros europeus, iniciamos ainda diálogos para eventuais projectos com instituições dos continentes norte-americano e asiático.

Do balanço desta participação ressaltam a oportunidade de contacto directo com mais de uma centena de estudantes tailandeses interessados em prosseguir estudos no ISEP; e a constatação da qualidade e competitividade do trabalho da nossa escola no panorama internacional de ensino de Engenharia. Um sucesso que abre uma janela de oportunidades.

Aproveitando as palavras de David Lipman, embaixador da Comissão Europeia na Tailândia, reforçamos a nossa responsabilidade, enquanto instituição de ensino superior, de “pegar em mentes vazias e torná-las abertas.”

Há 500 anos os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao reino do Sião. Agora, esperamos os primeiros mestrandos tailandeses a chegar ao ISEP.

FOTOS
1. Alexandra Trincão na montagem do stand.
2. António de Faria Maya, embaixador português em Banguecoque, com a nossa delegação.
3. Joana Sampaio e Alexandra Trincão com Benchawan Srangnitra, secretária-geral da OCSC e responsável máxima do evento.
4. Delegação do ISEP com responsáveis da NUFFIC (organização EHEF-Bangkok09).
5. Promoção junto de licenciados tailandeses.

6. Delegação do ISEP celebra a primeira participação numa feira internacional.

Brochura ISEP

+INFO: GCI | EHEF-Bangkok09 | OCSC Expo 2009 | european-higher-education-fair